top of page

Artrite Gotosa


O que é?


A gota é uma forma comum de artrite (inflamação das articulações) que surge de forma episódica em pacientes com níveis elevados de ácido úrico no sangue.


Quando o paciente tem níveis elevados de ácido úrico no sangue por muito tempo, ocorre progressiva deposição de cristais de ácido úrico nas articulações. Esses cristais provocam inflamação da articulação, que fica inchada, avermelhada, quente e muito dolorosa. Esse quadro é chamado de artrite gotosa ou gota.


As crises de artrite gotosa são caracterizadas por ataques súbitos e severos que ocorrem de tempos em tempos, geralmente em uma das articulação do corpo de cada vez, sendo a articulação do primeiro dedo do pé (dedão) aquela mais frequentemente afetada.


Quando não tratada adequadamente, a gota pode, a longo prazo, causar graves deformidades devido à deposição crônica de ácido úrico nas articulações e na pele. Outra complicação possível é a insuficiência renal causada por acúmulo de cristais de ácido úrico nos rins.



Sintomas


A manifestação clínica da gota é a artrite, ou seja, inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, vermelhidão, inchaço e calor local.

A gota é classicamente uma monoartrite, ou seja, uma artrite que atinge apenas uma articulação em cada crise. As articulações mais acometidas são as dos pés, principalmente o primeiro dedo do pé (dedão do pé) e joelhos.

A artrite da gota é tão dolorosa, que algumas pessoas não conseguem nem cobrir os pés, pois só o contato do cobertor com a área inflamada já causa uma fortíssima dor. Pode haver calafrios e febre, simulando um quadro infeccioso.



Tratamento


O tratamento da gota se divide em duas fases: tratamento das crises e profilaxia das crises. A gota não tem cura, mas pode ser muito bem controlada.

Tratamento da crise

Durante a crise de gota o tratamento é feito com anti-inflamatórios comuns (AINE), corticoides e/ou colchicina.


Agende sua consulta na unidade mais próxima de você!

Comments


bottom of page