top of page

Entorse de Tornozelo





A entorse do tornozelo consiste numa distensão de um ou mais ligamentos que se fixam aos ossos do tornozelo. Nos casos mais graves, o ligamento sofreu uma ruptura. Os ligamentos são como faixas elásticas que se ligam aos ossos e que auxiliam o movimento das articulações.


As entorses do tornozelo acontecem frequentemente na parte de fora do tornozelo, o que significa que este torceu para dentro. O tornozelo também pode torcer para fora.


A deslocação de um ligamento com algum inchaço é considerada uma lesão ligeira, enquanto que a ruptura de um ligamento acompanhada de inchaço é considerada uma lesão grave.



Quais são os sintomas de entorse de tornozelo?


Os sintomas iniciais são:

  • Dor, inchaço e hematoma, que podem afetar os dois lados da articulação, dependendo das estruturas acometidas;

  • Pouca sensibilidade ao tocar nas protuberâncias ósseas;

  • Dificuldade ao andar;

  • Pouco movimento do tornozelo;



Como é feito o diagnóstico?


O diagnóstico baseia-se no relato da história do paciente, no exame físico, nos sinais e sintomas encontrados e pelo estudo radiológico do pé e tornozelo. No exame físico, a palpação é importante para localizarmos pontos dolorosos e avaliar a extensão das lesões.

Existem testes que podem auxiliar na classificação, indicar a presença de instabilidade ligamentar e de lesões associadas. Também é importante excluir possíveis fraturas com o exame de raio X, principalmente se há dor intensa e impossibilidade de apoiar o pé no solo.




Tratamento para entorse de tornozelo


Ocorrida a entorse, seguem-se os sinais da reação inflamatória: dor, inchaço e perda da capacidade de suporte de peso. Por este motivo, independente da severidade da entorse, deve-se proteger, elevar e colocar gelo no tornozelo. Orienta-se 20 minutos, sem contato direto com a pele. Uso de bolsas cryocuff é recomendável. Imobilização com órteses tipo robofoot facilitam a higiene. Em todos os casos, o uso de um par de muletas e a retirada total do peso no membro afetado é imprescindível.


Atenção, estas informações não substituem a supervisão de um médico especializado, então não deixe de compartecer ao ortopedista.


Agende sua consulta na unidade mais próxima de você!


Comments


bottom of page