top of page

Esporão Calcâneo - o que é, causas, sintomas e tratamento


O que é?

O esporão do calcâneo (osso do calcanhar) é um crescimento anormal do osso, formando uma saliência óssea. Ou seja, no osso é formado uma protuberância óssea que corresponde a um depósito anormal de cálcio.


O esporão do calcâneo desenvolve-se maioritariamente na “sola do pé”, no entanto, também poderá surgir na zona envolvente do tendão de aquiles. Por vezes, esta patologia é referida popularmente como “esporão de galo”, dadas as semelhanças da localização desta saliência óssea para as esporas dos galos.


Em alguns casos, o esporão do calcâneo pode ser assintomático (sem sintomas). Noutros casos, pode provocar dor no calcanhar que pode ser em alguns casos bastante intensa e gerar até problemas de mobilidade, pela dor ao colocar o pé no chão para andar.


Causas

Embora as causas para o desenvolvimento de esporão do calcâneo não sejam completamente conhecidas, sabemos que existem diversos fatores de risco que facilitam o desenvolvimento desta patologia (doença), a saber:

  • Praticar desportos que exijam um elevado impacto (do pé no chão). São exemplos: dançar, correr, saltar, ballet, etc;

  • Usar calçado inadequado (p. ex. usar salto alto, no caso das mulheres, calçado apertado ou deformado, etc);

  • A “pisada” ser desajustada;

  • Permanecer muitas horas de pé;

  • Ter excesso de peso (obesidade);

  • Ter o pé chato ou o pé cavo;


Sintomas

O esporão do calcâneo é na maioria das vezes (cerca de 95%) assintomático (sem sintomas) ou causa poucos sintomas, podendo permanecer longos períodos de tempo sem causar qualquer tipo de incómodo.


Porém, o sintoma mais frequente é a dor no calcanhar (“tipo pontada”). A dor não é provocada apenas e somente por existir o esporão. Para existir dor, é necessário, também, que se verifique a inflamação da fáscia (fascite plantar).



Tratamento

Os tratamentos médicos para o esporão do calcâneo permitem reduzir a inflamação e aliviar a dor na fase aguda, conforme veremos adiante com detalhe. No entanto, estes tratamentos não permitem tratar definitivamente ou “curar” de forma definitiva o esporão do calcâneo. Uma vez desenvolvido o esporão, a saliência não “desaparece” com estes tipos de tratamentos.


A única forma de “curar” ou eliminar definitivamente o esporão do calcâneo é através de cirurgia (ou operação) que consiste na remoção cirúrgica da saliência óssea. Mesmo nesse caso poderá ocorrer uma recidiva (voltar a desenvolver a protuberância mais tarde).


No caso de ocorrer inflamação da fáscia (fascite plantar) pode demorar mais algum tempo até que os sintomas desapareçam. Contudo, nos casos de maior sucesso, ao fim de dois meses de tratamento já são visíveis resultados muito positivos. Infelizmente, nas situações menos favoráveis, o processo de recuperação pode estender-se até um ano. E, caso não seja adotado um tratamento adequado, a dor pode vir a tornar-se crônica.


Agende sua consultana unidade mais próxima de você!


Comentários


bottom of page