top of page

O que é a hérnia de disco?

O que é?

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doenç

a é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé.


Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas. A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).


Qual a causa?

A hérnia de disco acontece com o desgaste desses discos, causado pelo seu uso repetitivo. Na hérnia de disco, existe uma fraqueza ou mesmo uma ruptura do anel que contém o disco, onde uma parte de seu conteúdo sai de sua posição normal e invade o canal vertebral, onde passam a comprimir as raízes nervosas, causando compressão sobre elas e, consequentemente, dor.


O desgaste pelo tempo e a genética são as principais causas predisponentes de uma hérnia de disco, mas forçar os músculos das costas para levantar peso excessivo pode ser um desencadeador deste problema.


Sintomas:

Dor cervical, torácica (dorsal) ou lombar;

Dor nos braços ou nas pernas (ciático);

Sensação de formigamento, câimbras nos braços e nas pernas;

Sensação de fraqueza por causa dos nervos acometidos.


Diagnóstico:

Avaliação Clínica: O diagnóstico clínico é feito a partir do exame físico, onde o médico especialista em coluna busca reproduzir sintomas da compressão neural, além de testar funções neurológicas.


Exames de Imagem: Quando há suspeita clínica de hérnia de disco, a confirmação diagnóstica é feita por meio de ressonância magnética (RM).


Tratamento:

Na maioria dos casos de hérnia de disco lombar, faz-se necessário apenas a retirada do fragmento de disco herniado responsável pela compressão do nervo. Trata-se de procedimento simples e seguro.

Comments


bottom of page