top of page

O Que é Metatarsalgia?


O que é?

Metatarsalgia é o nome que se dá para as dores que acometem a parte da frente dos pés, no local em que apoiamos o pé ao chão, logo antes dos dedos. O nome significa, uma dor sobre os metatarsos, que são os ossos que temos nesta região.



O que causa metatarsalgia?

A diversas causas que podem causar a metatarsalgia, algumas delas são: a estrutura do pé, esforço repetitivo, calçados, excesso de peso, deformidades do pé, artrite, fraturas por estresse, gota, neuromas e envelhecimento.



Sintomas da metatarsalgia

Dor na bola do pé, que pode ser aguda ou em queimação. Geralmente, a dor aumenta quando os pés estão descalços, especialmente em uma superfície dura. Alguns pacientes referem que estão andando com uma pedra no calçado.

Em alguns casos, a dor pode ter caráter neuropático e ser acompanhada de dormência ou formigamento na sola do ante pé. Às vezes, esses sintomas se desenvolvem de repente, especialmente após atividades como corrida, salto ou outro exercício de alto impacto. No entanto, os problemas geralmente se desenvolvem de forma insidiosa, ao longo do tempo.



Diagnóstico da metatarsalgia

A avaliação médica deve buscar identificar todos os fatores que podem estar contribuindo para a metatarsalgia. História clínica e exame físico são essenciais para isso. Radiografias, ressonância magnética e baropodometria (teste de pisada) podem ser solicitados para ajudarem a identificar as possíveis causas da metatarsalgia.



Tratamento




Tratamento sem cirurgia


O tratamento começa com medidas para acomodar a deformidade, com o objetivo de reduzir a pressão na área dolorosa.

  • Almofadas: as almofadas devem ser colocadas antes da bola do pé, e não diretamente sob a área dolorosa, o que poderia aumentar a pressão local;

  • Palmilhas: o uso de palmilhas com depressão sob a área dolorosa promove a redução da pressão local;

  • Calçados: uso de sapatos com amplo espaço para os dedos se moverem com facilidade, assim como sapatos com solas grossas e absorventes de choque. O uso de sapatos de salto alto deve ser evitado;

  • Mudança de atividade: Diminuir atividades de alto impacto, como corrida por exemplo;

  • Fisioterapia: Exercícios que visem melhorar o apoio e a mobilidade dos pés, bem como treinar força e equilíbrio e corrigir a pisada;

  • Medicamentos: anti-inflamatórios podem ser indicados em alguns casos.



Tratamento cirúrgico

O tratamento cirúrgico é indicado quando as medidas de tratamento não cirúrgico discutidas acima não surtirem o efeito esperado. A cirurgia busca corrigir deformidades e desalinhamentos que estejam contribuindo com a dor do paciente.


Comentários


bottom of page