top of page

Tratamento do Pé Cavo


O que é?

O pé cavo é caracterizado quando o pé possui o arco longitudinal mais acentuado e, com isso, acaba acontecendo a sobrecarga nos calcanhares e na área da planta do ante pé durante a execução da marcha e também ao permanecer por períodos prolongado em pé.



Quais são as causas do pé cavo?

O pé cavo pode ocorrer quando existe um desequilíbrio entre a musculatura intrínseca e extrínseca do pé. Em alguns casos há uma variação estrutural/anatômica hereditária na elevação do arco, sem ligação com algumas outras patologias.



Quais são os sintomas?

O sinal mais importante é quando o arco longitudinal medial estiver apresentando elevação quando o paciente estiver em pé.

Diante da presença de alterações no arco do pé, principalmente em crianças, é fundamental procurar um especialista, pois durante a fase de crescimento os métodos para estimular a formação do arco plantar são mais eficientes. Os adultos devem se preocupar com essas alterações somente quando houver dores nos pés, tornozelos ou joelhos.



Como é feito o tratamento?

Quando o médico opta por um tratamento mais conservador ele tem as seguintes alternativas:


Palmilhas: São produzidas de acordo com o formato do pé do cliente e dão mais apoio e estabilidade para os pés.


Calçados: Existem alguns calçados que são produzidos com a parte de trás mais rígida, solado mais amplo, um salto pequeno e solado mais forte para dar maior estabilidade e conforto.


Imobilizadores: São usados quando há instabilidade e dor na área lateral do tornozelo.


Medicamentos: O médico pode indicar remédios específicos para o caso de quadros em que existem dores mais fortes devido a sobrecarga.


Mudança de atividade: Modificar a atividade executada que da origem ao problema trocando-a por alguma que não gere impacto ou sobrecarga nos pés.


Fisioterapia: Nos casos em que existem patologias conjuntas como bursites, tendinites e lesões ligamentares.


Tratamento cirúrgico

Casos mais graves, com alteração física extrema, e dor intensa, podem ser encaminhados para a cirurgia. Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas e a melhor será indicada pelo médico especialista.


Agende sua consulta na unidade mais próxima de você!


Comments


bottom of page